sexta-feira, 31 de julho de 2009

AQUECEDORES

Perigo dentro de casa - Jornal O DIA.
Aquecedores a gás têm que ser instalados por profissionais qualificados e a manutenção deve ser periódica para evitar riscos. Chama amarelada e barulho sinalizam problemas
POR CRISTIANE CAMPOS, RIO DE JANEIRO
Rio - Os aquecedores a gás são muito usados nesta época do ano. Por conta disso, a Pro Teste (Associação de Defesa do Consumidor) e a CEG alertam que é preciso tomar alguns cuidados para evitar riscos. Chamas amareladas e barulhos no equipamento sinalizam problemas, como desregulagem do aparelho, que devem ser verificados imediatamente. Também é comum no inverno o aumento no consumo, pois as pessoas colocam o aparelho na capacidade máxima e ainda passam mais tempo no banho. Isso acaba refletindo em gasto maior na conta de gás.
Segundo o pesquisador da Pro Teste Dino Lameira, o primeiro passo para evitar problemas é procurar uma assistência técnica especializada para a instalação do aquecedor. “É preciso ter cuidado, principalmente, na colocação da chaminé. Em geral, as redes de materiais de construção ou a própria marca indicam os prestadores de serviços autorizados. Nessa hora, não dá para economizar e nem escolher o profissional ‘faz tudo’”, orienta.
Ele explica ainda que a manutenção do aparelho deve ser anual. Outra dica é não fechar o basculante e nem a abertura da porta exigida pela norma de segurança da concessionária de energia (na parte inferior, como se fosse uma veneziana). “Não é recomendável fechar esses espaços nem no frio. É preciso que o aquecedor esteja em local arejado”.
Esse assunto é tão importante que, na conta de gás que vence em agosto, a CEG traz informações sobre o uso de aquecedores e fogões. A responsável pelo serviço de atendimento ao cliente e assistência técnica da empresa, Christiane Delbert, ressalta que o equipamento a gás deve ficar na área de serviço: “Isso já acontece nos prédios novos, mas, nos antigos, o aquecedor era instalado no banheiro. Nos dois casos, a dica é a mesma: a ventilação tem que ser superior (basculante) e inferior (porta)”.
Ela alerta que a chaminé não pode ter emenda e nem obstrução. Nesse caso, a peça precisa ter no mínimo 35cm de altura e, no máximo, 2m de comprimento, e, no fim, instalar o terminal “T” no lado externo — evita que o produto da queima (monóxido de carbono) volte para o ambiente. A área mínima de ventilação é de 600 cm nas janelas.
A CEG indica a vistoria a cada dois anos no aquecedor, além de monitorar as instalações que levam o gás até a casa do consumidor — manutenção na tubulação. Esse custo, conhecido como instalação interna, é de responsabilidade do cliente. Mais informações no site www.ceg.com.br.
FIQUE LIGADO
As chamas de gás devem apresentar cor azulada.
Os registros e as conexões têm que estar sempre em perfeito estado.
Em viagem, é recomendável fechar os registros de gás dos aparelhos.
Não utilize temperatura máxima dos aquecedores sem necessidade.
Se possível, tenha em casa um detector de gás (vendido em lojas de ferragens).
Nunca utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamentos nos equipamentos e nas instalações.
Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e portas e verifique se o odor vem de fora. Nesse caso, entre em contato com o zelador ou administrador de seu prédio para pedir providências.
Se o cheiro não for de fora, feche todos os registros de gás da casa. Se não conseguir identificar o vazamento, chame logo o fornecedor de gás. O telefone de emergência da CEG é 0800-0240197. Até que tudo seja resolvido não acenda luzes.

Nenhum comentário: