quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CUIDADOS COM A PISCINA


PISCINA – CUIDE DELA QUE ELA CUIDARÁ DE VOCÊ!

É comprovadamente verdadeiro afirmar que um bom banho de piscina é relaxante e consequentemente desestressante!

Para manter a água da piscina saudável e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos. Para isso, é necessário que a piscina passe por dois tipos de tratamento: O Físico e o Químico.

Sendo assim, você deve proceder com todos os cuidados que uma piscina merece para que o seu lazer não se torne num momento de transtorno e aborrecimento.

Antes de efetuar o tratamento físico da piscina são necessárias operações preliminares. Essas operações são: Limpeza da capa, limpeza do deck e limpeza dos cestos dos pré-filtros:

Limpeza da capa

Caso sua piscina possua uma capa, é importante que ela seja constantemente limpa.

Uma das vantagens da capa é facilitar a limpeza física e química da piscina. Capas sujas jogam sujeira na piscina e sua colocação e retirada com o devido cuidado são muito importantes. Partículas de poeira, por exemplo, são sujeiras comuns introduzidas na piscina pela capa suja.

Limpeza do deck

A limpeza constante do deck é importante para uma boa limpeza da piscina. Os decks feitos de forma correta possuem desnível para fora da piscina. Mesmo assim, durante sua varrição e/ou lavagem deve-se evitar ao máximo que a sujeira entre no interior da piscina.

Limpeza dos cestos do pré-filtro

Os cestos devem ser limpos semanalmente, pois pode haver uma perda na vazão da bomba com o acúmulo de folhas e outras sujeiras. O interior dos cestos dos pré-filtros das bombas pode ser visualizado através da tampa transparente, onde poderá perceber-se a necessidade ou não de limpeza.


Para seu conhecimento


Superfície da água
- É uma lâmina com espessura entre 20 e 30 cm de água a partir da superfície. Nesta lâmina encontra-se a maior concentração de sujeira e o menor teor de sanitizante.

Obs.: Os óleos usados pelos banhistas, que boiam na superfície da água e fixam-se nas paredes, são o maior problema. Contudo, eles são facilmente retirados com uma esponja embebida em um produto chamado limpa-bordas.

Meio aquoso - É toda a água da piscina, com exceção da água existente na superfície. As partículas que se encontram no meio aquoso são sugadas pela bomba, através do ralo de fundo e retidas pelo filtro.


Tratamento físico

O tratamento físico da piscina é a retirada dos sólidos responsáveis pela turbidez e pela má aparência da água. Tais sólidos podem ser objetos grandes, como folhas e insetos, ou bem pequenos, que são as partículas.

O filtro desempenha uma função vital no processo de limpeza, mas seu trabalho só pode ser realizado se as partículas presentes na água chegarem até ele.

Se a sujeira estiver aderida às paredes ou ao piso da piscina, ou estiver flutuando, o filtro não realiza essa função.

O tratamento físico deve ser realizado, de preferência, antes do tratamento químico. Ele consiste em:

ü  Filtrar a água entre 6 e 12 horas (depende do tamanho da piscina, potência da bomba e capacidade do filtro);

ü  Remover folhas e material em suspensão com uma peneira;

ü  Limpar as bordas;

ü  Aspirar o fundo;

ü  Escovar paredes e fundo (após este procedimento haverá a necessidade de nova aspiração);

ü  Retrolavar (lavar) o filtro (efetuar quinzenalmente);

ü  Varrer ao redor da piscina e em sentido contrário ao das bordas;


Obs.: É importante fazer o revezamento mensal, quando sua piscina possuir mais de uma bomba.

 

Tratamento químico

O tratamento químico tem por objetivo manter a água da piscina saudável e bonita. Além do ajuste do equilíbrio químico básico da água, a cloração (aplicação de cloro) assegura que a piscina esteja sanitizada, enquanto que produtos como os algicidas e os floculantes servem, por exemplo, para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.

Antes de iniciar o tratamento químico é importante que você saiba o volume de água da sua piscina. De posse dessa informação, será preciso calcular a dosagem correta dos produtos em cada tratamento.

O tratamento químico consiste basicamente em:

ü  Controle de níveis de pH, Alcalinidade e Cloro

ü  Aplicação de cloro;

ü  Aplicação de algicida;

ü  Aplicação de floculante;

ü  Aplicação de eliminador de oleosidade.


Obs.: Caso sua piscina fique muito tempo sem uso, é importante que você sempre mantenha na mesma um flutuador com pastilhas de cloro.

 

Para sua segurança

Ao manusear produtos químicos em sua piscina você deve:

ü  Somente utilizar produtos destinados especificamente para piscinas e que contenham a identificação do fabricante e suas marcas na embalagem;

ü  Sempre manusear os produtos químicos com muito cuidado;

ü  Ler atentamente todas as instruções contidas nas embalagens;

ü  Manter todos os produtos químicos fora do alcance de crianças e animais;

ü  Utilizar a quantidade especificada nas embalagens – não a ultrapasse;

ü  Sempre usar luvas plásticas, máscara e óculos de proteção durante o manuseio;

ü  Fechar corretamente as embalagens após o uso. Guardar sempre os produtos em local seco, ventilado e protegido do sol;

ü  Não utilizar cloro granulado e algicidas à base de sulfato de cobre no mesmo dia, pois isso pode causar manchas na piscina;

ü  NUNCA misturar hipoclorito de cálcio com dicloro ou tricloro, pois são produtos incompatíveis e podem resultar em fogo e/ou explosão;

ü  Não fumar durante a utilização dos produtos;

ü  Adicionar os produtos em um balde cheio de água.

 

LEIS

É obrigatório por lei que as piscinas de uso coletivo públicas ou privadas tenham o Certificado de Registro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ - DECRETO 4447 , DE 14 DE AGOSTO DE 1981).

O estabelecimento de uso coletivo que funcionar a piscina sem o registro, sem o guardião de piscina e/ou sem os equipamentos de primeiros socorros poderá ser notificada, interditada ou multada.
É obrigatório a permanência de guardião de piscina durante o funcionamento. O guardião tem que estar habilitado pelo Corpo de Bombeiros. (LEI 3728 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2001).
Estas leis visam garantir a segurança dos banhistas durante o lazer.

 Atenciosamente,
Sérgio Ricardo Silva dos Santos.

Maricá, RJ – 16/01/2013.
“Sérgio Ricardo Silva dos Santos é sócio na empresa Acqua Plenus Piscinas e Jardins, estabelecida em Maricá – RJ. A empresa é especializada na prestação de serviços e venda de produtos para piscinas e jardins. Contatos: (21) 2638-1772 / 8505-389 / 7896-4823 ou pelo e-mail acquaplenus@hotmail.com ”.

O Sr. Sérgio Ricardo também ministra cursos de Atendimento ao Cliente / Condômino, Técnicas de Segurança em Portarias e Combate e Prevenção a Incêndios.

 

Nenhum comentário: