domingo, 7 de dezembro de 2008

CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO

A manutenção é assunto da maior importância em um condomínio, tanto para o perfeito funcionamento de todos os equipamentos quanto para a preservação do valor patrimonial do imóvel.
É importante que o condomínio mantenha sob contrato de manutenção todos os equipamentos imprescindíveis, tais como elevadores, bombas, equipamentos de incêndio e interfones. Para manter o controle sobre o estado desses equipamentos, os síndicos devem promover inspeção periódica, munidos de um check-list, anotando as providências necessárias para manter tudo em bom estado de funcionamento. É fundamental checar: elevadores, bombas, extintores de incêndio, interfones, portões automáticos, pára-raios, antenas coletivas, filtros de piscina, gerador, equipamento de sauna, iluminação de emergência, jardins, minuterias, hidrantes, equipamentos de segurança.
Para cada item, anote as condições de funcionamento e a data em que necessita de revisão, como é o caso da revisão e recarga dos extintores, limpeza das caixas-d’água e dedetização das partes comuns.
Além desses pontos, deve-se observar também o desgaste aparente do edifício em itens como rejuntamento de pisos e pastilhas, vazamento de água, fixação de corrimão, escoamento de águas pluviais (telhados, calhas) etc. Desenvolvida uma boa rotina de inspeção, oriente o porteiro ou zelador do condomínio para fazer essa avaliação.
Mantenha em fácil acesso na portaria uma relação com nome e telefone das empresas contratadas para manutenção, bem como de alguns fornecedores próximos ao prédio, para o caso de emergência.
Ao escolher uma firma especializada ou um profissional autônomo, o síndico deve ter cuidado na hora de assinar o contrato, com atenção redobrada para as cláusulas contratuais e os tipos de serviço que estão englobados no orçamento. Para serviços que requerem a autorização de órgãos públicos – como, por exemplo, elevadores –, procure conservadoras credenciadas na Rioluz, além da Feema (casos de limpeza de caixa-d’água) e do Corpo de Bombeiros (questão de extintores de incêndios). Devem ser exigidos a certificação e o alvará de funcionamento da empresa.
Fonte: Secovi - RJ

Nenhum comentário: