domingo, 11 de novembro de 2012

DICAS PARA UM BOM CONTRATO DE ALUGUEL



Ystatille Freitas - Jornal Extra 11/11/2012
A disputa para conseguir uma moradia de bom tamanho, preço e localização no Rio tira noites de sono e o sossego de muita gente. Mas ao sair às ruas com as páginas de classificados debaixo do braço para procurar um imóvel para alugar, é preciso estar bem descansado e pronto para checar todos os detalhes. Portanto, tome xícaras de café ou guaraná e faça o que for necessário para não ficar disperso durante as visitas. Não se esqueça de uma lista com tudo que deve ser conferido.
— Os imóveis para alugar raramente são de moradia do dono. Então, tudo deve ser testado pelo interessado — recomenda o diretor de Locação do Creci-RJ, Carlos Samuel de Oliveira Freitas.
Por exemplo: confira se torneiras, trincos, gás, interruptores e fechaduras estão em bom funcionamento. Além disso, esteja com um carregador de celular a postos para testar as tomadas. Vidros quebrados, azulejos rachados e danos ao piso também devem ser conferidos. Certifique-se ainda de que as paredes e o teto não estejam manchados ou com bolhas: isso pode ser indício de infiltração, e, consequentemente, da necessidade de obras futuras.
Se possível, visite o imóvel em horários diferentes. Observe a incidência de sol, a iluminação e o movimento da rua à noite. Se for um apartamento, converse com algum morador e o porteiro sobre eventuais problemas no prédio.
Veja com o corretor qual é a garantia solicitada: fiador, seguro fiança e caução. É importante saber: a cobrança antecipada do valor do aluguel (mês a vencer), de acordo com Carlos Samuel, somente poderá ser exigida pelo proprietário se o inquilino não oferecer uma dessas três garantias.
Feita a sua escolha, cheque, junto com o proprietário, as condições do imóvel. Faça um termo de vistoria, anotando o estado de conservação dos ambientes e complementos, como janelas e portas. Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas e risque os espaços em branco. Esclareça com o corretor qualquer dúvida que possa surgir, por mais simples ou inocente que ela pareça. Se preciso, consulte um advogado especializado ou um órgão de defesa do consumidor. Depois de pegar as chaves, relaxe e recupere o sono perdido. Até porque, em seguida, vem a mudança

Nenhum comentário: