Jornal O DIA 05.02.2012
Aparelhos como protetores de quinas e tomadas ajudam a minimizar o risco de acidentes domésticos
São Paulo - Pensar em segurança é ainda mais importante quando crianças e idosos transitam pelos ambientes. Com isso, móveis e itens pontiagudos devem ser repensados na hora da decoração.
“Uma criança muito nova não percebe todo o ambiente e dá mais atenção ao que está embaixo e na sua altura. Por isso, bate facilmente a cabeça e corre o risco de sofrer um acidente em quinas de mesa, por exemplo”, afirma Denise Xavier, professora do curso de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Com grande variedade de formas e preços, há protetores que impedem desde o fechamento acidental de portas (evitando que dedos fiquem presos) até a abertura da tampa de vasos sanitários. Para suprir todas as necessidades da casa, entretanto, é preciso compreender o perfil dos moradores e quais riscos são mais eminentes.
“No caso de crianças, a proteção estará muito ligada à idade e ao comportamento de cada uma”, diz Glaura Pedroso, pediatra do Hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Nenhum comentário:
Postar um comentário