domingo, 20 de dezembro de 2009

NÃO DEIXE A SEGURANÇA PARA TRÁS - FÉRIAS

NÃO DEIXE A SEGURANÇA PARA TRÁS
Condomínios alertam moradores sobre como manter a casa segura ao viajar
Jornal EXTRA 20.12.09

Danielle Abreu

Férias escolares e festas de fim de ano são situações perfeitas para quem gosta de pôr o pé na estrada. Mas, mesmo com a perspectiva animadora, é preciso estar atento e tomar algumas providências antes de passar a chave na porta e viajar. Nessa época do ano, administradoras, síndicos e empresas do setor aumentam o alerta sobre segurança por meio de reuniões, cartilhas e comunicados sobre o assunto.
A Instalarme, especializada em equipamentos de segurança predial, montou um guia com dez dicas para quem vai viajar (veja o quadro ao lado). Segundo Fernando Moreira, gerente da empresa, encher a porta de trincos e trancas pode parecer chato, mas é uma atitude fundamental. A instalação de câmeras e alarmes também é uma boa tática, segundo ele, porque inibe a ação de assaltantes (ver quadro no final).
Uma dica básica é sobre as luzes aparentes. Ao contrário do que muita gente faz, as lâmpadas não devem ficar ligadas porque, em vez de despistar, chamam a atenção sobre o fato de a família estar viajando.
No Condomínio Barrabella, todo mundo que entra é fotografado, além de ter que apresentar documentos pessoais como carteira de identidade e CPF.
- Somente essa prática já afasta quem chega com más intenções – disse a Síndica, Elizabeth Salomão, que preparou um kit-morador com informações sobre segurança.

TAREFAS SIMPLES PARA O MORADOR

O Secovi Rio produziu uma grande cartilha voltada para moradores, porteiros e síndicos que inclui, entre outras sugestões, dicas para quem vai ficar fora de casa por muito tempo. As recomendações são focadas na prevenção de incêndios e outros danos físicos ao móvel.
As tarefas recomendadas são simples como desligar disjuntores; deixar apenas geladeira e freezer na tomada; não deixar garrafas de álcool e outros produtos inflamáveis em local aberto , onde bate sol; desligar a chave geral do gás, procurando, pelo cheiro, a existência de algum vazamento; e pedir para um vizinho mais chegado para olhar o apartamento de vez em quando, deixando um telefone de contato com ele.
Além das precauções específicas com a unidade, alguns síndicos reforçam a segurança geral do prédio porque já perceberam que os golpes aumentam nesta época do ano, justamente porque muitos moradores estão fora e os prédios têm menos movimentação. Síndico de um prédio em Jacarepaguá, Mário Buregio já fez uma reunião com os porteiros para traçar estratégias com o objetivo de evitar que golpistas encontrem maneiras de entrar no prédio. O mesmo alerta será repassado aos moradores, por meio de carta a cada condômino.
- Vamos reforçar a atenção de todos em relação a segurança – afirmou Buregio.








FIQUE ATENDO – DICAS DE SEGURANÇA NAS FÉRIAS.
1. Se a viagem dor longa, deixe 2 jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar em qualquer emergência;
2. Não comente sua viagem com pessoas estranhas;
3. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem;
4. Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas – abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem;
5. Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores;
6. Desligue a campanhia. Assim, você deixa em dúvida quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa;
7. Feche as portas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares;
8. Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos;
9. Se sua casa possuir jardim, contrate ou peça para alguém mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono;
10. Caso não tenha dispositivo de segurança em casa, como câmeras e alarme, tente adquiri-los.

Nenhum comentário: