Coluna Secovi - Jornal Extra - 16.12.2011 - É verdade que a chuva anda atrapalhando a vida dos banhistas, mas, apesar disso, o verão promete muito sol e calor, o que deixa os cariocas ansiosos por um banho de mar ou piscina. Nos condomínios é fundamental que a manutenção da piscina seja rigorosa. Antes mesmo de limpar e tratar a água, é preciso verificar se motor, bomba e sistema de filtragem estão em perfeitas condições. Se esses equipamentos não estiverem funcionando direito, a aplicação dos produtos para o tratamento da água não vai surtir o efeito desejado, podendo causar doenças.
Especialistas orientam a fazer os testes de pH (que mede a acidez da água), de alcalinidade e de granulação do cloro. A peneiração pode ser feita todos os dias. Ela retira a sujeira grossa que, normalmente, fica em suspensão, como insetos, folhas, cabelos, restos de comida e outros objetos e resíduos. A aspiração deve ser realizada a cada dois dias, e a escovação, de 15 em 15 dias. Após o verão, esses procedimentospodem ser feitos quando necessário.
Pra atenuar os efeitos dos bronzeadores e protetores, usar eliminadores de oleosidades, encontrados em lojas especializadas. Outra questão - que vai do bom senso de cada morador - é não utilizar a piscina em caso de doença de pele ou outras infecções transissíveis. Para tal, é essencial que se exija o atestado médico atualizado. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário trocar a água das piscinas. Ao longo do ano, com o movimento e a manutenção, toda a água é renovada gradativamente. Para evitar a presença da larva do mosquito da dengue, reponha o cloro a cada dois dias e limpe as bordas da piscina. Na dúvida, contrate uma empresa especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário